ITABERABA 140 ANOS

09:44:00


Hoje eu vou contar um pouco da história da cidade que é conhecida como "A terra do Abacaxi". Sim, vou falar de ITABERABA, que para quem não sabe, é a cidade que eu moro.
Itaberaba está comemorando 140 anos de emancipação política. Nessa semana 23/24/25/26 acontecerá a 7 semana de Arte e Cultura da cidade. Nesse post eu vou contar para vocês um pouco sobre a história de Itaberaba e seus principais pontos turísticos. No próximo post contarei com detalhes como foi a Semana de Arte e Cultura da cidade, que contará com atrações como JauPeri, Forro a dois, Tierry, entre outros.

A região que hoje ocupa o município de Itaberaba já foi habitada pelos índios Maracás, do grupo dos Tapuias.
Itaberaba localiza-se na Chapada Diamantina e fica às margens da BR 242, uma importante rodovia federal que liga a Bahia ao Distrito Federal. É cortada por duas importantes rodovias estaduais, BA-046 e BA-233. Quem passa na BR 242, tem o privilégio de ver e apreciar a beleza da pedra de Itibiriba, uma bela pedra de granito que dá nome a Itaberaba de forma aguda, apresenta-se com uma altura de 220 m. A sua volta está a caatinga, vegetação predominante no município.

O nome da Pedra de Itibiraba encontra seu significado na língua Tupi – pedra que brilha.


Para quem vem a passeio a Itaberaba, não descartem a visita ao Monte Bom Jesus da Lapa. Além de ser uma atração cultural, também é o principal ponto turístico da cidade, de lá temos uma visão panorâmica e privilegiada da cidade.
Lá encontra-se a Igreja de Bom Jesus e a Praça do Poeta, que é um lugar tranquilo para quem gosta de ler ou para um bate papo entre amigos.
Agora eu vou mostrar um pouco desse lugar maravilhoso, para quem ainda não conhece, convido a conhecer, tenho certeza que vai adorar.

Monte Bom Jesus da Lapa
Visão panorâmica e privilegiada da cidade.
Igreja/Capela do Monte
Interior da  Igreja do Monte.

Lenda da Pedra do Vaqueiro

Diz a lenda que, em uma Sexta-Feira da Paixão nas altas horas da madrugada as almas cantavam em cada encruzilhada.
Um vaqueiro, preocupado com a falta de um boi no curral, demonstrava grande aflição. Teria que ordenar as vacas sob as ordens do seu patrão e a falta de reprodutor no local dificultava a ordenha, pois a companhia do reprodutor estimularia uma maior produção de leite. Montou em seu cavalo branco, trajando roupas de couro e tendo o chicote na mão direita e as rédeas presas na esquerda, corpo ereto, cavalgar perfeito, acompanhado de seu cão de raça, partiu esperançoso á procura da rês.
Na encruzilhada velas acesas fizeram-no lembrar-se do dia Santo, contudo achou mais importante não aborrecer o seu patrão, opondo-se deste modo as crenças populares galopando, ouviu ainda o cantar das almas. Continuou em sua busca, aboiando, guiado pelo faro do cão.
Ao aproximar-se da ladeira que levava a Capelinha de Bom Jesus, o cachorro de orelhas erguidas e olhos brilhantes revelou a presença do que procurava. A madrugada vagava em matas de pequena claridade quando no topo do monte, por detrás da capela, mugindo o animal indomável. Aproximou-se cautelosamente empunhando o laço feito de corda grossa, cantando a mais bela canção para domar o animal furioso. O touro recusou raivosamente, o cavalo relinchou ouvindo-se o canto dos galos.
Então o boi sai em disparada, tendo no seu encalço o vaqueiro dirigindo-se para o despenhadeiro, uma pedra escorregadia, o vaqueiro percebendo tarde demais que a morte o esperava atraindo-o para o precipício.
Ouvi-se um grito penoso. A queda foi inevitável! No chão o corpo sangrento e em cima o badalar do sino dos anjos. E foi o vaqueiro... Levado pelo vento da madrugada nos primeiros raios de luz. E ate hoje as almas cantam em cada encruzilhada para a alma do pobre homem... Que penou durante anos... E assim a pedra, passou a chamar-se Pedra do Vaqueiro, ainda admirada e visitada pelos supersticiosos no dia Santo da Paixão e pelos Vaqueiros no domingo que acontece a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário.  


A barragem Juracy Magalhães Júnior também é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Foi inaugurada no dia 14 de Janeiro de 1933 e recebe esse nome para homenagear o político Juracy Magalhães Júnior.
As barragens têm como principal função, estocar água em locais em que sua escassez é predominante.
Porém, a Barragem/Açude Juracy Magalhães, que foi construído sob o Rio Piranhas, não teve a finalidade de abastecer a cidade de Itaberaba, pois as águas do rio são salobras, sendo inapropriada para o consumo humano. Então, a barragem do açude Juracy Magalhães acabou sendo utilizado para o lazer da cidade e seus visitantes.

Barragem/Açude Juracy Magalhães Junior



Itaberaba conta também com um lugar além de belíssimo, muito religioso. A Praça do Rosário!
A Praça do Rosário leva esse nome por conta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário que encontra-se no centro da praça.
A praça conta com varias opções de lazer tais como, Pista de Skate, alguns equipamentos para se exercitar, sendo uma especie de academia ao ar livre e um espaço para eventuais peças teatrais.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário



Espaço para Peças Teatrais


Bom, para quem não conhecia, essa é Itaberaba, a tão famosa Terra do Abacaxi.
Convido a todos os meus leitores de outros estados e cidades a fazerem uma visita. Para quem gosta da tranquilidade do interior, tenho certeza que vai gostar.
Espero que tenham gostado do post e não percam o próximo sobre a 7° Semana de Arte e Cultura da cidade.


Instagram: @umtooquedemulher

Você pode gostar também:

12 comments

  1. Mulher que cidade linda e acolhedora você mora! Eu confesso nunca ter ouvido falar de Itaberaba e adorei toda a história e cultura do lugar (essas lendas são sempre a melhor parte das cidades). Quero muito saber sobre 7° Semana de Arte e Cultura da cidade! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nosso brasilzão é enorme não é? essas cidades cheias de historia e cultura é tão lindo! As vezes queremos tanto conhecer outros paises e esquecemos que nosso pais é enorme e diversificado <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa só eu que não conhecia essa cidade nem nunca ouvi falar, mas adorei pena que é longe pra mim mas as paisagens são belas, parabéns pela linda cidade. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que cidade linda. Nunca tinha ouvido falar dela (isso também acontece quando eu falo para as pessoas onde eu moro, kkkk). Gostei demais do post, super completo. Amei as fotos.

    Bjos :*
    Blog Renata Bastos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parabéns para sua cidade, que é muito bonita aliás! Menina, acho isso super legal, ver como tem meninas de todos os cantos desse Brasil enoooooooorme produzindo tanto conteúdo maneiro! Ainda espero conhecer a Bahia um dia... rsrsrs

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a cidade, porém adorei saber mais sobre. As fotos estão lindas e já deu para perceber o quão bela Itaberaba é. Parabéns pela postagem e o blog, ambos ótimos!

    Grande beijo,
    Páginas incríveis

    ResponderExcluir
  7. Hey, moça!
    Nossa, que cidade mais bela. Brasil e sua formosidade, pena que não é tão reconhecido pelas sua belezas e culturas e sim por sua política corrupta. Adorei ler o post, você relata muito bem os dados históricos, sem falar que fotos são essas <3 Paisagem divina. Serião, me apaixonei por Itaberaba.
    A ideia de mostrar a cidade foi super bacana, imagina se todas blogueiras fizessem isso.. trazer um pouco mais da sua cultura e realidade, quanta coisa bonita não iríamos ver? Ou até mesmo triste, pois a realidade às vezes não é só flores.
    Se um dia tiver a oportunidade, vou amar conhecer a terra do abacaxi <3
    Sucesso!

    beijinhos adocicados,
    www.jessicadeyna.com.br

    ResponderExcluir
  8. Quero muito visitar essas cidadezinhas de interior. Moro no litoral desde que nasci, e pode ter certeza que a sua cidade já esta na minha lista de cidades para visitar!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gente, fiquei apaixonada pelas fotos e depois que me toquei que é perto da minha cidade! Tem um pouco de estrada obviamente, mas é perto. Já quero conhecer estas atrações.

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus, que linda a sua cidade 😍 quem dera a minha fosse. Parabéns a sua cidade ela merece, espero ir um dia conhecer, achei ela maravilhosa. Parabéns, todo sucesso!!

    ResponderExcluir
  11. Estarei aí em dezembro de Deus permitir

    ResponderExcluir